top of page
2028885.jpg

Começa o 

VII Seminário Qualidade dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes:

​

​

​

redefinindo rumos


1° WEBINÁRIO INTERNACIONAL 

24 a 27 de novembro 2020

Inscrições aqui!

Contextualização

 

O VII Seminário sobre Qualidade dos Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes realizado pelo NECA anualmente, ocorrerá nesta edição, no formato remoto Webinário entre 24 e 27 de novembro de 2020, em função da atual pandemia pela Covid-19.  

 

O evento reunirá convidados internacionais da Argentina,  África do Sul, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Israel e Quênia para trazer ao debate reflexões pertinentes à garantia de direitos humanos para crianças e adolescentes afastados dos cuidados parentais e acolhidos em instituições ou em famílias acolhedoras durante a após a pandemia pela Covid-19. 

 

E-books de pesquisas recentes sobre acolhimento serão disponibilizados e discutidos com seus autores. Entre eles o “Levantamento Nacional sobre Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar para crianças e adolescentes em tempo de Covid-19: demandas e ações", realizada pelo NECA, em parceria com o Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e o FICE Brasil entre maio e julho de 2020 e que alcançou 42% dos serviços de acolhimento das 5 regiões do país. 

 

O VII Seminário promoverá amplo debate sobre a preparação de adolescentes para a saída pela maioridade e, egressos do sistema protetivo com os resultados de pesquisa realizada pelo MNPCFC e pelo CIESPI (RJ). Discutiremos a organização dos jovens pela Rede Latino-americana de Egressos do Sistema Protetivo e pelo FICE Internacional. 

 

Considerando as diversas modalidades de acolhimento existentes no Brasil e, as especificidades regionais do país, trataremos do esforço conjugado para a implementação das famílias acolhedoras no Brasil e, da expansão qualificada de outras modalidades de acolhimento, tais como o acolhimento conjunto família/criança. 

 

Nessa perspectiva, o Webinário pretende ser um momento agregador para apresentação de experiências e formulação de propostas pelos representantes dos serviços de acolhimento e da rede intersetorial de atendimento de todas as regiões do país, em diálogo com a realidade internacional. Esse conhecimento advindo das demandas e ações pesquisadas e debatidas visa apoiar os profissionais e as famílias acolhedoras no exercício de suas funções protetivas durante e após a pandemia por Covid-19.


 

Objetivos

 

  • Discutir o cenário atual de afastamento social e da crise sanitária e social provocada pela Covid-19 nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes;

  • Estimular a reflexão sobre a qualidade e as alternativas de acolhimento diante dos novos desafios e demandas para a proteção social a crianças e adolescentes afastados dos cuidados parentais; 

  • Compreender os impactos subjetivos do processo de acolhimento e de desligamento de crianças e adolescentes dos serviços e as possibilidades de ação socioeducativa e político-social;

  • Conhecer as estratégias, propostas e inovações de cuidado, proteção e socioeducação que as condições criadas pela pandemia provocaram nos serviços de acolhimento e, que podem permanecer ao seu final;

  • Refletir sobre as demandas críticas e os projetos que envolvem a mobilização para a melhoria das políticas de atenção a jovens egressos do acolhimento e, sobre a expansão qualificada de outras modalidades de acolhimento tais como o acolhimento conjunto 

  • Salientar a importância da valorização e dos cuidados necessários para com os trabalhadores dos serviços de acolhimento que, em plena pandemia se mantiveram ativos e reinventaram os serviços de acolhimento como serviços essenciais à proteção integral de crianças e adolescentes 


 

Metodologia 

 

Organizado em mesas temáticas com palestrantes internacionais e nacionais nas manhãs e painéis simultâneos com experts na área no período da tarde, o Webinário pretende debater:

 

  • os desafios conjunturais pelo momento da pandemia e, seus impactos no cotidiano dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes;

 

  • os desafios estruturais evidenciados pela pandemia e, as propostas para lidar com esses problemas utilizando-se das experiências inovadoras que dialogam com os temas transversais apontados pelas pesquisas. 

MESAS TEMÁTICAS

​​

A situação dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes em tempos de COVID-19 no mundo, com palestrantes nacionais e internacionais da África do Sul, Argentina, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Quênia.

​

As Mesas Temáticas serão disparadoras de debates sobre a situação de crianças, adolescentes e jovens em cuidados alternativos durante e após a pandemia por COVID_19: abrigos institucionais, casas-lares, famílias acolhedoras, acolhimento conjunto, repúblicas.

​

Vamos refletir e conhecer, as ações possíveis e desejáveis para o período pós-pandemia, considerando o quanto os serviços se reinventaram para proteger integralmente os acolhidos e os acolhedores.

LANÇAMENTO DE E-BOOKS E LIVROS COM PESQUISAS RECENTES SOBRE SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO

 

  • DALÍZIA AMARAL CRUZ - E-book “A psicologia e suas interfaces no campo do social” Pesquisa sobre “Instituições de Acolhimento, crianças, adolescentes e seus vizinhos: reflexões acerca da convivência comunitária” (UFPA)

​

  • DAYSE C. F. BERNARDI Lançamento do E-book “Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes em tempos de Covid-19:demandas e ações” (NECA/MNPCFC/FICE BRASIL)

​

  • IRENE RIZZINI Lançamento livro “Perfil amostral de crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional no Brasil (CIESPI/RJ)

​

  • LUCIANA CASSARINO PEREZ - Lançamento do E-book A escuta de jovens egressos no Brasil (MNPCFC)

​PAINÉIS SIMULTANEOS

​

Especialistas brasileiros, tratarão dos temas relacionados às experiências vividas para lidar com os desafios desse período de pandemia e as questões estruturais do sistema protetivo.

​

O debate mais próximo com o público sobre a situação da prática cotidiana, buscará absorver suas experiencias e sugestões para inspirar ações, programas, projetos e políticas públicas em território nacional durante e após a pandemia pelo COVID-19.

 

O Objetivo é a qualificação dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes no Brasil com a escuta das crianças e adolescentes acolhidos e dos acolhedores trabalhadores do sistema de proteção.

bottom of page